Infra-Estrutura 
 

A infra-estrutura utilizada pelo Programa Milho® UFV consta de três campos experimentais na Zona da Mata de Minas Gerais (Estação Experimental de Coimbra e Estação Experimental do Aeroporto, Campo Experimental Diogo Alves de Mello) e dois no Cerrado de Minas Gerais, Central de Experimentação, Pesquisa e Extensão do Triângulo Mineiro (CEPET - Capinópolis, MG), e Campus de Florestal (antiga Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (CEDAF - Florestal, MG). Sob a nossa responsabilidade administrativa estão o Laboratório de Biotecnologia e Melhoramento Vegetal (LBMV), o Laboratório para Análise de Experimentos de Campo (LAEC), casa-de-vegetação e o Banco Ativo de Germoplasma (BAG).

O Laboratório de Biotecnologia e Melhoramento Vegetal funciona exclusivamente em prédio recém construído com recursos financeiros do próprio Departamento. Esse prédio com 300m² consta com dois gabinetes para os professores, uma sala de aula com bancadas para assuntos relacionados à biotecnologia em disciplinas oferecidas na graduação e pós-graduação, uma cozinha, dois banheiros, uma grande área para trabalho, uma pequena ante-sala para equipamentos sensíveis e de alto custo e outra pequena sala para fotodocumentação.

No Laboratório para Análise de Experimentos de Campo dispomos de uma grande sala para manipulação de experimentos e de todos equipamentos para avaliação dos experimentos, incluindo um escritório equipado com computadores e acesso a internet. Atualmente, está sendo instalada uma sala para avaliação de doenças de plantas com produção de inóculos e infecção. O LAEC está localizado no Campo Experimental Diogo Alves de Mello no campus da UFV, onde são realizados todos os nossos trabalhos de cruzamento e autofecundação, dispondo de irrigação.

A casa-de-vegetação apresenta uma infra-estrutura para irrigação automática e condução de experimentos em vasos com solo e solução nutritiva. Exige manutenção constante por ser revestida de plástico transparente.
O Banco Ativo de Germoplasma possui 12m², adequado para o armazenamento das linhagens e a sementes genéticas, foi obtido com recursos de projetos de pesquisa.